QUEM SOMOS

Apresentação

O Projeto VIDA (Valorização de Ideias e Desenvolvimento Autossustentável) tem por finalidade construir com a comunidade uma nova forma de pensar e agir onde estejam contemplados a sustentabilidade, a reciclagem, o uso de conhecimentos pedagógicos e científicos e a arte, como a “ferramenta” de conexão entre a comunidade e o mundo universitário.

Quem Somos

O Grupo Fotossíntese, composto por professores e alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas pretende – através do Projeto de pesquisa VIDA – estabelecer, fazendo uso do método pesquisa-ação, metodologias e procedimentos didáticos que tratem da educação ambiental nos diferentes níveis de ensino e instigar o pensamento científico. A educação ambiental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é um dos temas transversais, e deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. As vantagens desta forma de abordagem se traduz na possibilidade de uma visão mais integradora e melhoria na compreensão das questões socioambientais como um todo. Logo, como tema transversal, a Educação Ambiental deve estar presente em todas as disciplinas, perpassando seus conteúdos, como é desejado pelos educadores ambientais (Dias, 2012).

A Profª Rosemar Gomes Lemos é a Coordenadora Geral do Projeto do qual fazem parte: Prof. M. Sc. Amilcar Oliveira Barum, Prof. M. Sc. Marivan da Silva Pinho, Profª M. Sc Jocelem Ribeiro, Doutoranda Ana Paula Batista Araujo e os acadêmicos: Natalie Geny Silva Braz (Tecnologia em Geoprocessamento), Gabriel Acosta Insaurriaga (Museologia), Diego Schimitz (Artes Visuais), Paula Lima (Artes Visuais), Lisandra Duarte ( Ciências Sociais), Mariana Freitas (Design Digital), Josiane Gomes (Moda), Manuella Mathias (Moda) e Luciana Fernandes (Tecnologia em Geoprocessamento).