0Revista Eletrônica Construindo Conhecimento
e fazendo arte | Edição 04 | ISSN 2179-2968

A Universidade

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) foi criada pelo Decreto-Lei No 750, de 08 de agosto de 1969, e teve seu Estatuto aprovado pelo Decreto-Lei No 65.881, de 16 de dezembro de 1969.

Se localiza na cidade de Pelotas - RS, tendo sua reitoria situada à Rua Gomes Carneiro nº1 na Beira do Canal São Gonçalo.

Atualmente, possui 105 cursos, que atendem a 16.050 alunos na forma presencial e 5549 a distancia. Participa do programa REUNI (Ministério da Educação), que tem como objetivo criar condições para a ampliação do acesso e permanência dos estudantes de graduação, para a elevação do nível de qualidade dos cursos e para melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes na UFPEL.

 

No período de execução do programa, a UFPEL tem implementado mudanças no fazer acadêmico e pedagógico, otimizando seus currículos, sua oferta de disciplinas, permitindo maior mobilização de estudantes entre seus campi e entre outras instituições educacionais em nível superior. Para tanto, está modernizando suas normas acadêmicas.

Ao final da primeira fase do Programa a UFPEL terá um aumento de 100% em relação às vagas de 2007.

Pretende-se, ao final de 2014, uma universidade mais dinâmica, mais eficiente em atendimento as necessidades educacionais, culturais, sociais, científicas, tecnológicas e artísticas da nossa comunidade, promovendo a inclusão social.

 

página anterior próxima página

a universidade 06